Bamako, Mali (PANA) - Quatro "capacetes azuis" morreram e vários outros ficaram feridos num ataque terrorista à Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas no Mali (MINUSMA), em Aguelhok, no círculo de Tessalit, na região de Kidal, no extremo-norte do Mali, anunciou um comunicado de imprensa da missão da ONU.
Helicópteros foram enviados ao local para evacuar os feridos, segundo a mesma fonte.
Os atacantes sofreram pesadas baixas, incluindo vários mortos abandonados no local, disse o comunicado, que acrescentou que as forças de paz repeliram corajosamente os atacantes.
A MINUSMA saudou "a coragem e bravura" dos capacetes da paz e agradece às forças internacionais o seu apoio aéreo.
Apresentou as suas condolências ao Governo do Mali, às famílias e aos irmãos de armas dos soldados tombados no campo de paz, e também deseja rápidas melhoras aos feridos.
A MINUSMA condena veementemente este vil atentado terrorista, mais um contra o processo de paz e a implementação do Acordo por inimigos da paz, que de forma alguma minará a sua determinação a continuar a cumprir o seu mandato.
Reiterou o seu compromisso contínuo de proteger as populações e trabalhar pela paz.
O comunicado de imprensa não fornece qualquer informação neste momento sobre a nacionalidade dos capacetes mortos e feridos.
-0- PANA GT/IS/MAR/DD 02abril2021