Agência Panafricana de Notícias

Quatro candidatos apoiam Issoufou na segunda volta das presidenciais no Níger

Niamey, Níger (PANA) – Candidatos da oposição nigerina, designadamente ANDP-Zamanlahia, RSD-Gaskia, Moden- Fa Lumana e UDR-Tabat, decidiram quinta-feira apoiar o concorrente do Partido Nigerino para a Democracia e Socialismo (PNDS-Tarraya), Mahamadou Issoufou, vencedor da primeira volta das presidenciais de 31 de janeiro último, anuncia uma declaração divulgada em Niamey.

Segundo a declaração, as quatro formações políticas comprometem-se a conjugar esforços para eleger o candidato do PNDS-Tarraya à frente do Níger com vista a um exercício colegial do poder de Estado.

Comprometem-se igualmente a elaborar um programa comum de Governo e garantir uma gestão comum das entidades descentralizadas, apelando aos demais aliados para se juntarem-se a eles e criar, nos próximos dias, uma larga aliança para a gestão do poder.

Reagindo a esta vasta frente de apoio a favor da sua eleição, Issoufou agradeceu a todos os líderes e militantes dos partidos signatários da declaração para o apoio à sua candidatura.

"Agradeço do fundo do coração os quatro camaradas que decidiram apoiar-me para a segunda volta. Gostaria de dizer que juntos a vitória está ao nosso alcance. Representamos um potencial eleitoral de 70 porcento dos votos. Gostaria de dizer aos militantes que devem trabalhar unidos para a vitória final", disse.

O Moden-Fa Lumana, cujo candidato, Hama Amadou, terminou no terceiro lugar durante a primeira volta, com 19 porcento dos votos, decidiu quarta-feira apoiar o candidato do PNDS-Tarraya.

Beneficiando duma larga frente de apoio, o opositor histórico Mahamadou Issoufou vê consideravelmente aumentar as suas chances de vencer face ao candidato do MNSD-Nassara, Seini Oumarou, que obteve 24 porcento dos votos durante a primeira volta.

Issoufou esteve em segundo lugar durante as eleições presidenciais de 1999 e 2004 que perdeu face ao antigo Presidente, Mamadou Tandja.

-0- PANA AH/AAS/IBA/CJB/DD 10fev2011