Túnis, Tunísia (PANA) - Uma patrulha da Gendarmaria tunisina ao longo da fronteira com a Líbia deteve, terça-feira à noite, quatro mulheres subsarianas cujas nacionalidades não foram reveladas, e que se teriam infiltrado ilegalmente no território tunisino provenientes da Líbia.
As operações de infiltração registaram um aumento nos últimos meses, com o recrudescimento dos combates violentos nos arredores de Tripoli, a capital líbia. Assim, 14 pessoas de diferentes nacionalidades foram detidas, na semana passada, ao entrar ilegalmente no território tunisino.
A 17 de dezembro último, uma patrulha da segurança tunisina deteve 13 pessoas de uma mesma família, mas que não possuíam passaportes e tentavam entrar ilegalmente na Tunísia. Elas foram acolhidas e alojadas numa casa.
O Fórum tunisino dos Direitos Económicos e Sociais afirmou que a Tunísia não possui uma visão em matéria de migração nas suas dimensões política, económica e humanitária e isso apesar do aumento do número de migrantes que chegam ao país, nomeadamente provenientes dos países da África Subsariana, que fogem às guerras, às dificuldades da vida e aos regimes de ditadores.
-0- PANA YY/IN/BEH/FK/IZ 01jan2020