Quatre mortos em ataque armado no centro do Mali
Bamako, Mali (PANA) – Quatre pessoas foram mortas e várias outras ficaram feridas num ataque perpetrado por homens armados não identificados, terça-feira, em Boundou, na circnscrição de Bandiagara, na região de Mopti, no centro do Mali, soube a PANA de fonte de segurança.
Os assaltantes, que chegaram por volta das três horas de manhã, dispararam contra as populações, fazendo quatro mortos e numerosos feridos, incendiando igualmente habitações e celeiros e levando manadas de gados, segundo a mesma fonte.
Elementos da Gendarmaria foram enviados ao local para elucidarem as circunstâncias exatas do ataque e encontrarem eventuais assaltantes cujas identidades e eventuais cúmplices ainda são desconhecidos.
Vários ataques mortíferos contra as Forças Armadas Malianas e civis fizeram centenas de mortos em diferentes localidades do centro do Mali, com destaque para o dos últimos dias, cometido sábado último na aldeia de Ogossagou, onde pelo menos 160 pessoas pertencentes à etnia Fula (Criadores de gados) foram massacradas por caçadores tradicionais Dozoz, pretensamente pertencentes à etnia Dogons (camponeses).
A ofensiva foi condenado por unanimidade pelo Governo maliano, pelos partidos políticos e pela sociedade civil, bem como pela comunidade internacional, nomeadamente a Organização das Nações Unidas, que enviou investigadores ao local, pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) e por vários países estrangeiros.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 27março2019