Quatorze mortos em ataque armado no noroeste da Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) – Quatorze pessoas morreram e 10 outras ficaram feridas, no último fim de semana, num ataque cometido por bandidos armados contra a aldeia de Karaye, no Estado de Zamfara, no noroeste da Nigéria, soube a PANA de fonte segura no local.
Estes dados confirmados pelo Comando de Polícia de Zamfara traduz o aumento da violência no noroeste da Nigéria, segundo a fonte.
Este ataque constitui uma grande violação do acordo de paz concluído entre o Governo do Estado de Zamfara e bandidos, por iniciativa do governador desta jurisdição, Bello Matawalle.
Segundo o encarregado das Relações Públicas da Polícia, Muhammad Shehu, o ataque ocorrido no último fim de semana provocou a morte a tiros de 14 pessoas e o o ferimento de 10 outras, além do facto de algumas casas terem pegado fogo nessa ocasião.
Segundo Shehu, esta agressão é uma represália ao ataque perpetrado a 3 de novembro corrente por membros de uma milícia de autodefesa,identificado como “Yan Sakai”, contra a aldeia de Barkodi, no mesmo Estado, que ceifou a vida de nove pessoas da etnia Fulanis, suspeitos de serem bandidos armados.
Informada sobre a tragédia, a Polícia interveio, tendo detido 11 membros desta milícia, suspeitos de terem ativamente participado no assassinato dos Fulanis, de acordo com este último.
Shehu garante que o Departamento de Investigações Criminais do Estado em Gusau abriu um inquérito sobre este incidente e que todos os suspeitos comparecerão em tribunal.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/DIM/DD 19nov2019