Quase cinco milhões de Beninenses votam para presidenciais no país
Cotonou, Benin (PANA) - Quatro milhões 958 mil 850 eleitores são esperados, este domingo, nas assembleias de voto instaladas em todo o território nacional para designarem um sucessor ao Presidente beninense cessante, Patrice Talon, empossado em abril de 2016, para um mandato de cinco anos.
De cinco milhões 523 mil 524, no início do processo, o número de eleitores foi reduzido a 564 mil 674 eleitores após a verificação de pessoas falecidas.
Estes eleitores estão distribuídos em 15 mil 531 assembleias de voto, incluindo 11 instaladas em sete países no estrangeiro, para 45 mil 543 eleitores.
Desde terça-feira última, atos de violências registam-se em várias cidades do país, durante manifestações anunciadas "pacíficas."
Estas manifestações, que afetam os municípios de Parakou, Kandi, Tchaourou, Djougou, Tanguiéta (norte), Bantè, Savé,(centro) Cotonou, Abomey-Calavi e Porto-Novo no sul, culminaram em atos de violência e vandalismo, provocando perdas de vidas humanas e avultados danos materiais.
Os Beninenses votam neste domingo para elegerem um sucessor a Patrice Talon, empossado a 6 de abril de 2016, para um mandato de cinco anos renovável uma só vez.
O seu mandato foi prorrogado por 47 dias, conforme as disposições da lei modificada mas contestada pela oposição que apelou a "manifestações pacíficas."
Três duplas de candidatos foram aprovadas para participar na consulta eleitoral do mesmo domingo, designadamente a de Patrice Talon-Mariama Talata, a de Kohoué Corentin- Irené Agossa e a de Soumanou Alassane Dimba- Paul Hounkpè.
De acordo com vários observadores, a dupla do Presidente cessante é à partida favorita nesta corrida.
-0- PANA IT/JSG/FK/DD 11abril2021