Quarto fórum africano sobre ciência e tecnologia arranca no Rwanda
Kigali, Ruanda (PANA) - O quarto Fórum Africano sobre Ciência, Tecnologia e Inovação (STI4) arrancou terça-feira em Kigali, capital rwandesa, constatou a PANA no local.
Com duração de dois dias, o fórum tem como objetivo acompanhar e rever os progressos alcançados a nível regional, a fim de identificar possíveis mecanismos e medidas que os países podem implementar para intensificar as suas ações.
Também facilitará a aprendizagem entre pares, promovendo soluções transformadoras que podem acelerar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e das aspirações da Agenda 2063.
O fórum anual, enquanto plataforma de aprendizagem entre pares e troca de experiências, abordagens, boas práticas e lições aprendidas, visa acelerar a consecução dos objetivos da Agenda 2030 e aspirações da Agenda 2063, ajudar a identificar oportunidades tecnológicas, as lacunas e desafios, bem como as lacunas institucionais, para ajudar a impulsionar a inovação e o desenvolvimento.
Explorará mecanismos práticos para colaborar e conetar as partes interessadas para fortalecer parcerias e investimentos regionais e internacionais em ciência, tecnologia e inovação e acelerar a implementação dos dois programas durante a década 2020-2030.
O fórum é organizado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), pela Comissão Económica para África e seus parceiros, a Comissão da União Africana e o Departamento de Ciência e Inovação da África do Sul.
-0- PANA IT/JSG/MAR/IZ 01março2022