Abuja, Nigéria (PANA) - No total, 48 pessoas morreram na explosão dum reservatório cheio de produtos petrolíferos, ocorrida segunda-feira última na aldeia de Ahumbe, no centro-norte da Nigéria, indicou o vice-governador do Estado de Benue, Benson Abounu.
O vice-governador declarou à imprensa, em Makurdi, a capital de Benue, que arranjos estão em curso para facilitarem uma inumação em vala comum das pessoas falecidas durante este acidente.
Informou que há 96 sobreviventes, em diferentes estruturas médicas em Alaide e Makurdi.
Por sua vez, o Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, apresentou as suas sentidas condolências ao Governo e ao povo do Estado de Benue na sequência desta explosão, declarando-se “chocado com a perda trágica destas vidas humanas que na realidade poderia ser evitada”.
Num comunicado publicado pelo seu porta-voz, Femi Adesina, Buhari também enalteceu os esforços envidados por alguns cidadãos nigerianos que ofereceram uma assistência imediata às pessoas feridas durante este acidente, antes de as transportarem para estruturas médicas a fim de receberem cuidados suplementares.
O Presidente nigeriano exortou, por outro lado, as populações nigerianas a serem prudentes na gestão dos materiais e objetos inflamáveis, nomeadamente produtos petrolíferos, a fim de evitarem acidentes similares e perdas inúteis.
-0- PANA MON/VAO/BAI/TBM/IBA/SOC/FK/DD 4julho2019