Qatar reafirma apoia ao Governo líbio
Tripoli, Libia (PANA) - O emir do Qatar, Tamim bin Hamad, reiterou o seu apoio ao Governo de unidade nacional, na Líbia, como legítimo e internacionalmente reconhecido, assegurando que "o Qatar não desistirá nunca dessa assistência".
O emir do Qatar falava num encontro quarta-feira com o ministro líbio do Interior, Fathi Bachagha, que iniciou uma visita a Doha para consultas sobre a cooperação bilateral e outras questões de interesse comum, de acordo com a mesma fonte.
Bashagha chegou a Doha, nesta mesma quarta-feira, e foi imediatamente recebido pelo primeiro-ministro e ministro do interior do Qatar, Abdallah bin Nasser al Khalifa, bem como pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohamed bin Abderrahman al Thani, e por altos responsáveis do Governo qatariota.
O ministro do Interior líbio faz-se acompanhar dos vice-ministros dos Negócios Estrangeiros, da Saúde e dos Transportes, bem como do coordenador do Conselho Presidencial contra o Terrorismo.
O Qatar e a Turquia são apontados como estando entre os principais apoios do Governo líbio liderado por Fayez al-Sarraj, reconhecido pela comunidade internacional, rivalizando com a Arábia Saudita, os Estados unidos e o Egipto, do lado do marechal Khalifa Haftar, que lançou uma ofensiva militar desde 4 de abril para tomar Tripoli.
-0- PANA BY/BEH/DIM/IZ 04dez2019