Qatar engajados para apoiar projetos no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A ministra dos Negócios Estrangeiros do Burkina Faso, Olivia Rouamba, discutiu segunda-feira, em Doha, com o director-geral do Fundo Qatari para o Desenvolvimento, Khalifa bin Jassim al-Kuwari, sobre a questão do financiamento de projectos no Burkina Faso.
Expondo as dificuldades de segurança e humanitárias com que tem o Burkina Faso, o chefe da diplomacia do Burkina Faso manifestou o desejo de ver reforçar os laços de colaboração com o fundo para a realização de projectos estruturantes a favor das populações do Burkina Faso, indica um comunicado de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Segundo a mesma fonte, o director-geral do Fundo Qatari para o Desenvolvimento convidou o partido burkinabe a apresentar o mais rapidamente possível os vários projectos que vão ser estudados.
Ao mesmo tempo que assegura a disponibilidade da sua instituição para continuar a financiar projectos de desenvolvimento no Burkina Faso, o administrador do fundo referiu, no entanto, que a sua instituição faz questão de um rigoroso acompanhamento administrativo da implementação de todos os projectos, continuou o comunicado.
A Rouamba também agradeceu ao Fundo de Desenvolvimento do Catar que trabalhou na construção do Centro de Radioterapia do Hospital Bogodogo em Ouagadougou, a um custo de cerca de oito bilhões de FCFA.
Recorda-se que o chefe da diplomacia burkinabe assinou, a 07 de março de 2023, um memorando de entendimento entre o Fundo para o Desenvolvimento do Qatar e o Burkina Faso, que permite disponibilizar, através da fundação “Educação para todos», cerca de 2 bilhões de FCFA para apoiar a educação de emergência no Burkina Faso.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR 07março 2023