Qatar e Líbia analisam evolução da situação líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O emir do Qatar, Tamin Ben Hamad Al Thani, recebeu em audiência, segunda-feira, em Doha, os ministros líbios dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Taher Siala, e do Interior, Fathi Bachagha, com quem analisou a evolução da situação na Líbia, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo um comunicado publicado pelo Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros, Siala manifestou, durante este encontro “a vontade do Estado da Líbia" de ativar a cooperação em diversos domínios, nomeadamente beneficiar, com a urgência atual da experiência do Estado do Qatar nos setores da eletricidade e de energias renováveis.
A mesma fonte sublinhou que Cheikh Tamin ordenou aos responsáveis qatariotas para cooperarem plenamente com seus homólogos da Líbia e estudarem diversos domínios suscetíveis de estabelecer uma parceria técnica frutuosa e uma cooperação ao serviço do povo líbio.
O emir do Qatar exprimiu o seu desejo de ver "a continuação do cessar-fogo recentemente assinado na Líbia” e declarou que “o povo líbio não pode aceitar a ingerência, nas suas escolhas, de um país irmão ou amigo."
Além da audiência, o ministro do Interior do Governo de União Nacional, Fathi Bachagha, rubricou com o seu homólogo qatariota um memorando de acordo no domínio da cooperação em matéria de segurança.
O acordo relaciona-se com a luta contra o terrorismo, o branqueamento de capitais e a criminalidade económica e eletrónica.
-0- PANA BY/TBM/FK/DD 27out2020