Qatar e Líbia a favor do fim de combates no Sudão
Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio do Governo de Unidade Nacional, Hamid al Dbeiba, e o emir do Qatar, Cheikh Tamim ben Hamad al Thani, comprometerem-se a apoiar iniciativas conducentes ao fim dos combates armados no Sudão e preservar a sua unidade e estabilidade.
Quinta-feira última, o emir do Qatar reuniu-se com o presidente do Conselho de Soberania de Transição e Comandante do Exército Sudanês, Abdel Fattah al-Burhan, a quem expressou a vontade do seu país de pôr fim aos combataoses no Sudão.
Desde meados de abril último, o Sudāo é palco de combates entre O exército e as Forças de Apoio Rápido, um grupo paramilitar rebelde, que já fizeram mais de 3.000 mortos, maioritariamente civis, e mais de 4.000.000 deslocados e refugiados no interior e exterior, segundo estatísticas das agências das Nações Unidas.
Durante o encontro, este domingo no Palácio de Lusail, em Doha, a capital qatariota, os dois interlocutores abordaram igualmente a evolução da situação política regional e internacional, bem como a importância de coordenar os esforços no tocante a questões de interesse comun, lê-se num comunicado publicado por Hakomitna, uma plataforme governamental líbia.
O primeiro-ministro líbio chegou sábado último ă noite a Doha, para umz visita oficial cuja duraçāo não foi especificada.
Da sua agenda consta ainda um encontro com o emir do Estado do Qatar, Cheikh Tamim bin Hamad al Thani.
Al Dbaiba já foi recebido pelo ministro qatariota dos Desportos e Juventude, Salah bin Ghanem al-Ali.
-0- PANA BY/IS/SOC/DD 10setembro2023