Agência Panafricana de Notícias

Qatar chama atenção sobre questão palestina

Sirtes- Líbia (PANA) -- O primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Cheikh Hamed Ben Jasem Ben Jaber Al Tahni, sugeriu, quinta-feira em Sirtes (centro da Líbia), a inclusão na agenda do Conselho dos Ministros dos Negócios Estrangeiros assuntos de interesse particular que mereçam uma atenção particular de todos os países árabes.
Falando durante a cerimónia de abertura dum encontro preparatório da 22ª Cimeira da Liga Árabe, a ter lugar sábado e domingo próximos na Líbia, Al Taini sustentou que as questões palestinas que suscitaram mais preocupações deverão ser ressaltadas, nomeadamente a agressão da faixa de Gaza, o bloqueio desumano de cidadãos desarmados, o aumento do rigor nas medidas da ocupação israelita relativamente à profanação dos lugares santos do Islão.
O primeiro-ministro qatariota sublinhou a contribuição do seu país, durante a sua presidência da 21ª cimeira árabe, nomeadamente o seu papel no tratamento da situação no Sudão e a busca de solução justa e permanente para a questão de Darfur (oeste sudanês) no âmbito do Conselho dos Ministros Árabes e Africanos assim como a situação no Iraque, na Somália e nas ilhas Comores.
Ele afirmou que a presidência em exercício do seu país da Liga Árabe está cheia de eventos e desenvolvimentos.
Todavia, ele mencionou que o espírito de cooperação, que prevaleceu entre os diversos actores, permitiu ao Qatar agir eficientemente em todos os sentidos para enfrentar todas dificuldades.
A agenda dos trabalhos desta reunião preparatória integra diversos dossiers político, económico e social, nomeadamente a adopção dum plano árabe para a defesa da cidade santa de Al-Qods (Jerusalem) e os últimos desenvolvimentos ligados à situação na Palestina.
A cidade de Sirtes foi "invadida" quinta-feira por cerca de 200 jornalistas da imprensa nacional, árabe e internacioal que se deslocaram lá para cobrir a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da Liga Árabe.