Qatar acolhe X cimeira mundial de inovação para Educação
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – A 10ª edição da Cimeira Mundial de Inovação para a Educação (WISE, sigla em inglês) vai decorrer, de 19 a 21 de novembro próximo, em Doha, no Qatar, sob o lema “Desaprender, Reaprender: O que nos Torna Humanos”.
Segundo um comunicado transmitido à PANA, a 10ª Wise vai abordar questões com que a educação está confrontada, tais como a questão de saber se a escola devia ensinar a felicidade, se as últimas descobertas em neurociências podem tornar as nossas crianças mais inteligentes ou se os alunos estão realmente interessados pelo que aprendem.
Mais de 200 intervenientes durante mais de 150 sessões vão dar o tom das conversações sobre o futuro da educação e os conhecimentos e competências que se deve desaprender ou reaprender para se prosperar num Mundo em plena mutação.
"Em matéria de educação, concentra-se naturalmente no que se deve aprender. Mas desaprender é também essencial. Devemos pôr em causa as nossas certezas sobre as nossas maneiras de viver, de trabalhar e de interagir uns contra os outros”, declarou o presidente-diretor-geral de Wise, Stavros Yiannouka.
A Wise foi criada, em 2009, pela Fundação do Qatar, liderada por sua altesa Sheikha Moza Bint Nasser. É uma plataforma internacional e multidisciplinar destinada a encorajar a criatividade, a reflexão, o debate e a ação concreta em educação.
Através da cimeira bienal, a pesquisa colaborativa e uma série de programas, a Wise é hoje uma iniciativa de referência sobre as novas abordagens em matéria de educação.
-0- PANA BAL/BEH/SOC/MAR/IZ 22out2019