Qatar Airways adquire 60% de novo aeroporto no Rwanda
Kigali, Rwanda (PANA) – A transportadora aérea qatariota Qatar Airways assinou um acordo com o Governo do Rwanda para a aquisição de 60 por cento de partes do novo Aeroporto Internacional de Bugasera, atualmente em construção, anunciou o Governo.
A assinatura deste acordo cria um investimento de um bilião e 300 milhões de dólares americanos para a construção do aeroporto que deverá acolher sete milhões de passageiros anualmente.
"Os acordos assinados (hoje) constituem uma etapa- chave no desenvolvimento de um setor da aviação dinâmica no Rwanda, no contexto das relações bilaterais excelentes que existem entre o Qatar e o Rwanda”, declarou o Governo.
Segundo um comunicado, a parceria baseia-se no esquema "Construção, Detenção e Exploração (BOT) de uma infraestrutura moderna”.
Em outubro passado, a Qatar Airways, uma grande companhia aérea do Médio Oriente, assinou um acordo de compra de partes da Rwanda Air, a transportadora nacional rwandesa que liga a região da África Oriental.
Graças a esta parceria, a Qatar Airways prepara-se para gerir a manutenção da frota da Rwanda Air composta por 12 aviões de carreira média que servem 25 destinos.
No setor da aviação, a Qatar Airways aceitou ficar com 60 por cento do projeto avaliado em um bilião e 300 milhões de dólares americanos.
O novo aeroporto está a ser reabilitado para acolher sete milhões de passageiros anualmente, seguido por uma segunda fase para 14 milhões de passageiros anualmente que dever arrancar em 2032.
O Qatar está confrontado com dificuldades operacionais, desde que os seus vizinhos lhe impuseram um bloqueio económico depois de um diferendo diplomático.
O Bahrein, os Emirados Árabes Unidos, o Egito e a Arábia Saudita romperam todos os seus laços diplomáticos com o Qatar pelas suas supostas relações com o terrorismo.
-0- PANA AO/MA/NFB/IS/SOC/MAR/IZ 11dez2019