Agência Panafricana de Notícias

Província francesa concede ajuda financeira ao Mali

Paris, França (PANA) - O Conselho Geral da província francesa de Essonne atribuiu 50 mil euros para manifestar a solidariedade dos seus habitantes para com o povo maliano, em particular os residentes da localidade de Douentza, no norte do Mali, soube a PANA quinta-feira, em Paris.

Situada no sul de Paris, Essonne está unida a Douentza, desde 1996, por laços de amizade e de solidariedade sob a forma de uma cooperação descentralizada.

Da soma concedida, 25 mil euros serão afetados à associação Koïma para acompanhar a escolarização das crianças deslocadas do círculo de Douentza.

A outra metade do dinheiro será destinada à Organização não Governamental "Médicos Sem Fronteiras (MSF)", que dispõe de uma estrutura médica pediátrica em Douentza.

Provindo do fundo de intervenção de emergência do Conselho Geral, esta ajuda estava prevista desde a libertação do círculo de Douentza pela força coligada do Exército francês e tropas malianas, indica o Conselho Geral de Essonne.

O presidente socialista da Assembleia Provincial, Jérôme Guedj, e o responsável da cooperação descentralizada de Essonne submeteram segunda-feira uma deliberação sobre o assunto que foi aprovada pela Assembleia local.

-0- PANA BM/AAS/SOC/MAR/IZ 1fev2013