Agência Panafricana de Notícias

Protesto na África do Sul por causa de bolos sobre Oscar Pistorius

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Um pasteleiro da Cidade do Cabo suscitou um protesto nacional por ter fabricado uma série de bolos consagrados a Oscar Pistorius, a alguns dias do julgamento do atleta paralímpico previsto na próxima semana.

Os bolos apresentam imagens de Pistorius, que será julgado pela morte a tiro da sua namorada, acompanhadas do logotipo do seu antigo patrocinador, Nike, e de mensagem "Faça. Ele fez" ou ainda "Casas de banho ocupadas, obrigado por não disparar".

Centenas de Sul-africanos invadiram os médias sociais para manifestar o seu descontentamento, enquanto o pasteleiro aprsentou as suas desculpas e retirou os seus bolos.

Além disso, o juiz Dunstan Mlambo, do Alto Tribunal de North Gauteng, foi felicitado por ter autorizado a imprensa a divulgar o julgamento que inicia segunda-feira em Pretória.

O Fórum Nacional dos Editores Sul-Africanos (SANEF) considera que esta decisão vai contribuir para o reforço da sociedade democrática aberta prevista na Constituição.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/IBA/MAR/TON 26fev2014