Agência Panafricana de Notícias

Promotor de luta condenado a 5 anos de prisão por tráfico de droga no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – O tribunal correcional de Dakar condenou terça-feira o promotor de luta senegalesa Luc Nicolai a cinco anos de prisão, incluindo três anos com pena suspensa, por detenção de cocaína, extorsão de fundos e associação criminosa, soube a PANA de fonte judicial.

Luc Nicolai foi acusado de tráfico de droga no « Lamantin Beach », um hotel de luxo situado na localidade turística de Saly, a sul de Dakar, e detido em outubro de 2012 em Kaolack, no centro-oeste do país.

Ele foi detido no quadro de um inquérito sobre uma quantidade importante de cocaína encontrada no gabinete do diretor do Lamantin Beach, Jean Baptiste Touly, de nacionalidade francesa.

Luc Nicola deverá, com os seus cúmplices, pagar uma indemnização de 50 milhões de francos CFA (um dólar americano equivale a cerca de 500 dólares americanos) ao diretor do hotel e 100 milhões ao hotel.

Depois de 15 meses de detenção, ele deve ficar mais nove meses na prisão antes de ser libertado.

Filho de pai originário da Bulgária, Luc Nicolai é um dos maiores promotores de luta senegalesa, disputando com Gaston Mbengue, o seu principal concorrente, os "combates do século" que envolvem várias dezenas de milhões de francos CFA.

-0- PANA KAN/AAS/MAR/TON 22jan2014