Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Programas e projetos financiados pela União Europeia (UE) na Mauritânia representam 400 milhões de euros, segundo um documento publicado quinta-feira pela representação diplomática europeia em Nouakchott.
Intitulado “Mauritânia/União Europeia: Um Meio Século de Cooperação”, o documento foi publicado por ocasião da celebração do Dia da Europa, quarta-feira, 9 de maio corrente, em Nouakchott.
Esta cooperação cobre os domínios do Estado de Direito, de infraestruturas, da saúde, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável, com o objetivo de melhorar as condições de vida de todos os Mauritanos”.
A UE apoia a execução da Estratégia de Crescimento Acelerado e Prosperidade Partilhada (SCAPP), referencial das políticas públicas até 2030, lê-se no documento.
"A ação da UE visa contribuir para o crescimento a longo prazo, encoraja a diversificação da economia, o reforço do setor privado e a criação de empregos, com vista a reduzir as desigualdades e lutar contra a pobreza”, indica o documento.
O documento lembra a situação geográfica da Mauritânia, próxima da Europa, o potencial dos recursos naturais (minas, pesca, pecuária, importantes reservas de gás e energias renováveis, entre outros).
-0- PANA SAS/JSG/FK/DD 9maio2019