Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – Um projeto de cidades duradouras em África acaba de ser lançada em Abidjan, sob a égide do ministério ivoiriense da Cidade.
Reuniões, inerentes ao projeto decorrerão de 27 e 28 de fevereiro próximo, na capital económica ivoiriense, no quadro dos preparativos da cimeira França-África prevista para junho de 2020, em Bordeus (França) sob o lema “a cidade duradoura”.
Por ocasião da reunião de Abidjan, sobre as cidades duradouras, reflexões adesenrolar-se-ão sobre as condições de desenvolvimento das cidades duradouras.
"trata-se-á igualmente de ver como as soluções institucionais, técnicas e financeiras por encontrar para as cidades resilientes e duradouras no continente podem ajudar a responder a implicações fundiárias, da planificação urbana, da habitação, da mobilidade, da energia e da inovação”, disse o ministro da Cidade.
Para o Embaixada da França na Côte d´Ivoire, as cidades africanas e francesas devem ser sociavelmente inclusivas, economicamente produtivas, resilientes e sóbrias no plano ambiental e climático, mobilizando todos os atores de diversos setores de atividades.
Em numerosos países africanos, 50 a 60 por cento dos urbanos moram em favelas e zonas de habitação informais, vivendo na sua maioria da economia informal.
-0- PANA JU/BEH/MAR/DD 17jan20