Programas de rádios BBB e VOA suspensas no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Programas da rádio britânica BBC e da americana Voz da América (VOA) estão temporariamente suspensas no Burkina Faso, anunciou o Conselho Superior da Comunicação do Burkina Faso.
A suspensão deve-se ao facto de as duas emissoras terem difundido nas suas plataformas digitais um artigo que acusa o Exército burkinabe de exaçõe contra populações civis, segundo a nota publicada quinta-feira última.
"Estas acusações seguem-se à publicação de um documento pela Human Right Watch (Organização Não Governamental de defesa dos direitos humanos) no seu website. No mesmo documento, esta afirma que o Exército burkinabe executou de forma sumária 223 civis, dos quais 56 crianças, em duas aldeias, a 25 de fevereiro de 2024", lê-se na nota.
No seu texto, o CSC sublinha ter notado, no conteúdo do mesmo artigo, "enormes declarações premptórias e tendenciosas" contra o Exército bukinabe, mas sem elementos de prova tangível, a tal ponto que o mesmo artigo necessita de uma investigação independente."
"Esta abordagem lesa os princípios cardinais do tratamento da informação, por constituir uma desinformação suscetível de desacreditar o Exército burkinabe e causar distúrbios à ordem pública", indignou-se o CSC.
Além da suspensão da difusão dos programas destas rádios, o CSC ordenou aos Fornecedores de Acesso à Internet (FAI) para suspenderem o acesso aos websites e outras plataformas digitais da BBC, da VOA e da HRW a partir do território burkinabe.
O Burkina Faso já procedeu assim contra a Radio France internationale (RFI) et a France 24 por razões similares.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/DD 26avr2024