Agência Panafricana de Notícias

Programa do CAN de Sub-20 no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) - O Grupo B entra em competição esta segunda-feira no Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol dos Sub-20, iniciado domingo último no Senegal.

O Gana defronta a África do Sul enquanto o Mali se oporá à Zâmbia.

As duas partidas serão disputadas no Estádio Caroline Faye de Mbour, com capacidade para cinco mil pessoas, situado a 80 quilómetros ao sul de Dakar, a capital senegalesa.

No Grupo B, todos os olhos serão virados para o Gana que, com a Nigéria e o Egito, são as equipas que têm mais títulos a este nível.

A Nigéria, que venceu, por 3-1, domingo último o Senegal, país anfitrião, conquistou o título seis vezes, contra quatro vezes para o Egito e três para o Gana, tendo terminando no segundo lugar duas vezes (2011 e 2013), e obtido a medalha de bronze em 1991 e ocupado a quarta posição em 1997.

Apenas os pesos pesados sul-americanos, designadamente a Argentina e o Brasil, tiveram mais participações do que os Black Satellites (Gana) no Mundial da Federação Internacional de Futebol (FIFA) dos Sub-20 e, após a deceção devida à sua exclusão do CAN dos Sub-17 por alinhar um jogador mais velho, os Oeste-africanos estão determinados fazer melhorar.

Os tri-campeões do mundo foram incumbidos pela sua federação de ganhar um quarto título africano dos Sub-20.

O Gana alinhará uma equipa formidável e o seu capitão, Owusu Bempah, poderá ser um dos jogadores mais brilhantes da competição.

Clifford Aboagy, um jogador instalado na Espanha, designado terceiro melhor jogador do Mundial dos Sub-20 na Turquia, há dois anos, disputa a sua segunda fase final africana.

O adversário do Gana, a África do Sul, terminou no seu segundo lugar, em 1997, e no quarto em 2009, portanto, tratar-se-á, teoricamente, dum jogo sério para o Gana.

Os Sul-africanos tentarão imitar o sucesso dos seus compatriotas dos Sub-17 obtido no Níger no início de março corrente, onde terminaram na segunda posição.

Segundo o selecionador, Thabo Senong, "quando tivermos a vontade de fazer bem, um bom espírito e formos unidos para uma mesma causa, os resultados seguem".

O outro jogo deste grupo B, a ser disputado esta segunda-feira, oporá o Mali à Zâmbia.

O Mali tem uma pequena experiência a este nível, por ter ocupado o quarto lugar nas últimas duas edições e em 1995.

Ele terminou também na segunda posição em 1989 e no terceiro lugar em 2003, tendo em 1999 terminado no terceiro na fase final do Mundial.

A Zâmbia, uma eterna quarta posição, participou no Mundial de 2007 mas foi vencida nos oitavos-de-final pela Nigéria.

Os Chilopolopolo juniores, da Zâmbia, otiveram o quarto lugar no CAN dos Sub-20 em 1995, 2011 e 2013.

Três dos seus jogadores figuravam na seleção para a fase final do CAN 2015 na Guiné Equatorial, designadamente o capitão Lubambo Musonda, que atua na Arménia, e Patrik Ngoma, um atacante de 17 anos.

Eis os jogos do Grupo B desta segunda-feira:

Gana- África do Sul
Mali - Zâmbia

-0- PANA VAO/SEG/NFB/JSG/FK/DD 09março2015