Agência Panafricana de Notícias

Programa de vacinação contra cancro do colo do útero arranca no Uganda

Kampala, Uganda (PANA) - Um programa nacional de vacinação contra o cancro do colo do útero arrancou esta terça-feira no Uganda, onde esta doença é a versão do cancro mais diagnosticada nas mulheres, soube a PANA de fonte médica.

A campanha, organizada pelo Ministério ugandês da Saúde e pelos seus parceiros internacionais abrange a vacinação à GARDASIL (vacina combinada contra o vírus do papiloma na origem do cancro do colo do útero) destinada às jovens dos nove aos 13 anos de idade que respondam aos critérios de elegibilidade, nas 12 regiões do país.

No Uganda, o cancro do colo do útero é o mais frequentemente diagnosticado nas mulheres, e as taxas de incidência da doença são de cerca de três vezes superiores à média mundial.

Segundo as estimativas, o cancro do colo do útero neste país é diagnosticado em três mil e 500 mulheres anualmente.

Gerard Mutungi, responsável do Programa de Prevenção das Doenças Não Transmissíveis e do Programa de Supervisão do Ministério da Saúde, indicou que "o cancro do colo do útero representa um sério problema de saúde no Uganda, por tratar-se da versão mais frequentemente diagnosticada nas mulheres de todas as idades".

"Esperamos que esta importante colaboração com os parceiros internacionais vai ajudar-nos a reduzir o fardo desta doença no Uganda", disse.

-0- PANA COR/TBM/IBA/MAR/IZ 04set2012