Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Burkina Faso, alargou, quarta-feira, o seu Programa de Emergência para o Sahel (PUS) a 77 novas comunas confrontadas com ataques terroristas, anunciou um porta-voz do Governo no termo do Conselho de Ministros.
"Os diferentes atores pediram que este programa seja alargado. A extensão do programa vai permitir terem-se em conta diferentes províncias afetadas pelo extremismo violento”, afirmou Remis Dandjinou, ministro da Comunicação e porta-voz do Governo.
"Setenta e sete novas comunas são envolvidas,o que eleva o número total das comunas envolvidas a 106. Quatro eixos serão explorados, designadamente a otimização das emergências sociais, o reforço da presença do Estado, a resposta aos desafios de segurança e o estabelecimento das bases para uma resiliência das populações”, indicou.
Um decreto foi adotado para aliviar os processos de adjudicação de mercados, segundo o porta-voz do Governo.
O Programa de Emergência para o Sahel no Burkina Faso (PUS-BF) visa melhorar as condições de segurança e reduzir a vulnerabilidade da população com vista a um desenvolvimento sustentável do Sahel.
O PUS foi elaborado com base nas componentes “socioeconómicas”, da “governação administrativa e local”, e da “segurança e defesa pública”.
-0- PANA TNDD/BEH/FK/DD 19junho2019