Agência Panafricana de Notícias

Professores nigerianos esperados em Zanzibar para fornecer assistência técnica

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) - Pelo menos 15 professores nigerianos de ciências são esperados em Zanzibar para atenuar a escassez de pessoal em liceus locais, anunciou o terça-feira o ministro tanzaniano da Educação e Formação Profissional, Ali Juma Shamuhuma.

Falando durante uma sessão da Câmara dos Representantes das ilhas tanzanianas, Shamuhuma disse que a visita dos docentes nigerianos se segue a um acordo assinado pelos dois países a 5 de julho último.

Em virtude deste acordo, acrescentou o governante tanzaniano, a Nigéria comprometeu-se a fornecer à Ilha de Zanzibar professores de ciências voluntários que serão destacados por um período de dois anos.

Estes voluntários nigerianos serão suportados pelo Governo de Zanzibar no que diz respeito ao alojamento, ao seguro médico e aos serviços de água e de eletricidade, disse.

Atualmente, seis docentes nigerianos estão a lecionar em liceus de Zanzibar mas não fazem parte do grupo dos voluntários, soube-se de fonte segura no local.

Alguns anos antes, o Governo de Zanzibar recrutou magistrados nigerianos para remediar compensar a ausência de peritos jurídicos locais, de acordo com a fonte.

O sistema do Pessoal de Assistência Técnica (TAC) foi criado pelo Governo nigeriano em 1987 para apoiar os Estados de África, de Caraíbas e regiões específicas no seu desenvolvimento socioeconómico, graças à participação de peritos nigerianos em diferentes áreas, indica-se.

-0- PANA AR/SEG/NFB/JSG/CJB/DD 24out2012