Agência Panafricana de Notícias

Professores do Zimbabwe ameaçam greve

Harare, Zimbabwe (PANA) – Os professores do setor público do Zimbabwe ameaçaram terça-feira iniciar quarta-feira uma greve se o Governo desrespeitar a sua promessa de aumentar os seus salários em junho corrente.

Os docentes reclamam igualmente pelo aumento dos subsídios de transporte e de alojamento e pela reintrodução dum subsídio de transferência para a zona rural.

Há dois meses, o Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, pormeteu aos professores e a todos os funcionários que os seus salários mensais seriam aumentados a partir de junho, mas o ministro das Finanças, Tendai Biti, declarou que o Governo carece de dinheiro para tal.

« A miséria não é partilhada. O Governo diz que não há dinheiro, mas o luxo ostentoso em que vivem os altos responsáveis prova o contrário », declara a Sindicato dos Professores do Zimbabwe (PTUZ) num comnicado divulgado em Harare.

«É melhor para os nossos filhos ser orientados durante 50 dias por um professor feliz em vez de 180 dias por um docente totalmente dominado pela miséria », acrescenta.

O PTUZ refutou as afirmações do Governo sobre a falta de fundos evocando informações divulgadas na semana passada segundo as quais as autoridades teriam gasto mais de 10 milhões de dólares americanos para a aquisição de novos veículos de luxo para os ministros.

-0- PANA RS/SEG/FJG/AAS/FK/TON 21junho2011