Agência Panafricana de Notícias

Professores desertam escola no sul do Senegal devido à insegurança

Ziguinchor, Senegal (PANA) – Professores desertaram escolas em Casamança, no sul do Senegal, para evitar ser eventuais alvos dos rebeldes independentistas Movimento das Forças Democraticas de Casamança (MFDC), soube a PANA de fontes concordantes.

De facto, os docentes ficaram amedrontados pelo ataque ocorrido na madrugada de terça-feira última em Kabeumbe, na mesma província, não longe da fronteira gambiana, atribuído a homens armados pertencentes supostamente ao MFDC, de acordo com as fontes.

Trata-se, segundo um deles, de oito professores que deixaram a aldeia no mesmo dia do ataque, por se sentir na insegurança total quando os invasores, depois de terem incendiado um quartel militar, assaltaram toda a aldeia para buscar meios de transporte para fugir.

Desde terça-feira, a escola desta aldeia foi encerrada por falta de professores, declarou um professor que condiciona a volta dos seus colegas ao reforço das medidas de segurança na aldeia.

Fontes concordantes relatam que pelo menos quatro soldados senegaleses tombaram na sequência deste ataque armado, confirmado pela Direção da Informação e Relações Públicas das Forças Armadas Senegalesas que afirmou no entanto não ter registado a morte de nenhum dos seus homens, lamentando apenas um ferido.

-0-PANA MAD/DIM/DD 14dezembro2011