Agência Panafricana de Notícias

Produção do petróleo baixa para 250 mil barris/dia na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A capacidade de produção petrolífera na Líbia é atualmente de 250 mil barris por dia contra um milhão e 500 mil barris diários anteriormente devido à persistência da insegurança nos sítios petrolíferos encerrados por rebeldes que exigem que parte dos rendimentos seja concedida às tribos.

Segundo o Ministério do Petróleo, as perdas registadas pelo país desde o início da crise estimam-se em cerca de nove biliões de dólares americanos.

A Companhia Nacional Líbia do Petróleo (NOC) anunciou a manutenção do « estado de força maior » nos portos petrolíferos de Ras Lanous, Al Sedra e Zuetina, devido à continuação do movimento dos protestários que prosseguem o encerramento dos sítios vitais.

A NOC advertiu, num comunicado, os seus « parceiros e todas as outras entidades » contra o envio de navios para se abastecer nestes portos, afirmando que ela é a única, em conformidade com as leis e legislações em vigor no país, habilitada a vender o petróleo, o gás e derivados.

Segundo o comunicado da NOC, todos os acordos assinados com outras estruturas fora da sociedade nacional líbia de petróleo « são caducas, não executáveis e ilegais », e os seus autores expõem-se a sanções.

Qualquer navio que entrar nas águas territoriais líbias sem coordenação prévia com a NOC será tratado como um navio pirata em conformidade com as convenções e leis internacionais e será tratado como tal pelos serviços de soberania, sublinha a nota.

-0- PANA AD/IN/TBM/IBA/MAR/IZ 06jan2014