Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A produção anual de mel no Burkina Faso é superior a mil toneladas em média, o que representa quase três bilhões de francos CFA (cerca de seis milhões de dólares americanos) para a economia nacional, anunciou, quinta-feira, o ministro dos Recursos Animais, Sommanogo Koutou.
Koutou anunciou o facto quando intervinha por ocasião da primeira edição do Salão Nacional do Mel (SANAM) 2020 que se realiza sob o lema "Modernização do setor apícola: desafios e questões para uma economia resiliente no Burkina Faso."
Explicou que o recenseamento dos apicultores no Burkina Faso, realizado em 2018, mostra que mais de 16 mil atores estão envolvidos no setor, dos quais 27,79 por cento são mulheres.
Sublinhou que a admissão do Burkina Faso como país capaz de exportar mel para países europeus é uma oportunidade para os atores do setor aumentarem e melhorarem a sua produção.
"Esta abertura deve ser acompanhada com fortes medidas para s impulsionar este setor de elevado potencial de crescimento e de criação de emprego", recomendou o governante.
-0- PANA TNDD/IS/DIM/DD 18dezembro2020