Procurador saúda vítima de violações sexuais por parte de Jammeh na Gâmbia
Banjul, Gâmbia (PANA) – O procurador-geral da Gâmbia e ministro da Justiça, Abubacarr M. Tambadou, saudou a coragem demonstrada por uma compatriota que havia declarado publicamente ter sido vítima de agressões sexuais por parte do ex-Presidente gambiano, Yahya Jammeh.
"A coragem de que deu prova Fatou Jallow para vir testemunhar publicamente e partilhar a sua história com o mundo, expondo acusações repreensíveis de mau comportamento por parte do ex-Presidente gambiano, que abusava do seu poder e da sua posição de chefe de Estado em detrimento de vários cidadãos gambianos, sublinha um comunicado transmitido quarta-feira à PANA em Banjul.
A coragem da jovem Jallow, vítima de violações sexuais, é um ato digno de registo e que merece ser imitado por todas outras vítimas de Jammeh, lê-se na nota.
Tambadou declarou estar a acompanhar, com muito interesse, a recente publicação, a 25 de junho de 2019, duma entrevista de Fatou Jallow ao jornal “New York Times”, acusando o ex-Presidente Yahya Jammeh de a ter agredida sexualmente.
"Eu aproveito esta oportunidade para lançar um apelo a todas as mulheres e raparigas deste país para que elas imitem Jallow, partilhando, como lhes convier, suas experiências com o ex-Presidente Jammeh, incluindo testemunharem diante da Comissão para a Verdade, Reconciliação e Reparações (TRRC, sigla em inglês)”, acrescentou.
"É só partilhando e expondo publicamente tais atos abomináveis, nomeadamente os praticados por pessoas que estavam no poder, que poderemos ultrapassar eficazmente o flagelo e ameaças de violência sexual contra mulheres e raparigas na nossa sociedade”, defendeu o jurista.
-0- PANA MSS/RA /BAI/TBM/SOC/FK/DD 27junho2019