Agência Panafricana de Notícias

Procurador pede detenção provisória contra jornalista rwandês acusado de evasão fiscal

Kigali, Rwanda (PANA) – O procurador do Rwanda pediu, quarta-feira, ao Tribunal Intermédio de Gasabo, em Kigali, para colocar o antigo editor do semanário “Rwanda Focus” em detenção provisória de 30 dias enquanto se aguarda pelo seu julgamento por evasão fiscal.

Shyaka Kanuma, cuja publicação está fora da circulação desde o ano passado, está preso num posto da Polícia da capital rwandesa na sequência da sua detenção, na semana passada, quando ele tentava alegadamente fugir do país.

Segundo o Ministério Público, Kanuma faz face a acusações ligadas a impostos não pagos no valor de 65 milhões de francos rwandeses (quase 80 mil 246 dólares americanos).

O acusado declarou ao Tribunal que ele não tinha más intenções, afirmando que “no contexto atual de má conjuntura para as empresas do setor da imprensa escrita no Rwanda, eu buscava outros meios de sobrevivência. Estou agora pronto para pagar a soma devida”, declarou.

O Tribunal adiou o caso para 16 de janeiro corrente, data em que quo o magistrado estatuirá sobre o pedido de detenção provisória do acusado.

-0- PANA TWA/AR/MTA/IS/SOC/FK/IZ 12jan2017