Agência Panafricana de Notícias

Procurador do TPI persiste em mandado de captura contra Mudacumura

Lagos, Nigéria (PANA) - O gabinete do procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) submeteu aos juízes desta jurisdição um pedido modificado de emissão de um mandado de captura contra o comandante militar congolês Sylvestre Mudacumura por cinco acusações de crimes de guerra.

Um comunicado do Tribunal chegado quinta-feira à PANA em Lagos diz que este novo pedido segue-se à decisão dos juízes do TPI de rejeitar o pedido anterior, considerando que este não preenchia o nível de especificidade requerido.

A acusação considera que Sylvestre Mudacumura é o comandante da FDLR-FOCA, uma das milícias mais ativas nas províncias dos Kivus Sul e Norte na República Democrática do Congo (RDC), e que seria responsável pela campanha de violência visando civis.

Os juízes do TPI já emitiram um mandado de captura contra Bosco Ntaganda, chefe da milícia CNDP, um outro grupo armado ativo nas províncias dos Kivus.

Estes dois homens dirigem milícias armadas e perigosas, e a sua detenção pode levar a pôr um termo a estes crimes e a fazer justiça para as populações que elas continuam visar.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/CJB/IZ 15junho2012