Agência Panafricana de Notícias

Procura de produtos petrolíferos em baixa de 52 por cento na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA)  - A procura dos produtos petrolíferos na Tunísia registou uma diminuição de 52 por cento em abril último em comparação com o mesmo período de 2019, devido nomeadamente ao confinamento sanitário geral contra o coronavírus (covid-19) que bloqueou atividades económicas e a circulação das populações, segundo informações dadas pelo Observatório Nacional Tunisino da Energia e Minas.

O querosene para a aviação figura entre os produtos mais afetados pela diminuição da procura (-92 por cento em abril de 2020) e o petcoke utilizado exclusivamente para as cimenteiras (-94 por cento).

A procura de gasolina registou em abril de 2020  uma baixa de 55 por cento, contra 25 por cento em março do mesno ano, e a do gasóleo  diminuiu 50 por cento, segundo os mesmos dados.

Para o gás natural liquefeito, as tendências são mitigadas, com uma procura em alta de 13 por cento em março de 2020, depois uma diminuição de 12 por cento em abril de 2020, o que demonstra que as famílias foram superabastecidas durante os primeiros dias de confinamento por receio duma penúria, o que se repercutiu nas vendas do mês seguinte, segundo a mesma fonte.

-0- PANA YY/IN/IS/FK/DD 21maio2020