Agência Panafricana de Notícias

Proclamação dos resultados provisórios adiada nas ilhas Comores

Moroni, Comores (PANA) – A proclamação dos resultados provisórios das eleições de domingo último, prevista para esta terça-feira, foi adiada, indicou à imprensa, ao início da noite, o ministro Abdourahmane Ben Cheik Achirafi, encarregue das Eleições.

"É impossível proclamar estes resultados, sem os verificar e confrontar com os dados que recolhemos", disse o ministro que justificou a sua decisão pelo atraso no encaminhamento dos resultados para o ministério encarregue das Eleições.

Ben Cheik Achirafi precisou que os primeiros resultados submetidos ao seu pelouro são os de Mohéli (uma das três ilhas comorianas), chegados segunda-feira às 7 horas 30 minutos, enquanto os da Grande-Comore chegaram terça-feira ao fiml da tarde.

"Até 17 horas locais, ainda não tinhamos recebido nada de Anjouan (uma das três ilihas)", disse Abdourahmane Ben Cheikhi Achiraf que manifestou uma viva preocupação relativamente à ilha de Anjouan, salientando que "todo mundo sabe que, aí, não há eleições".

Assim sendo, o ministro avisou que, depois da meia-noite, só poderá proclamar os resultados com o parecer do Tribunal Constitucional, em razão do problema jurídico que implica este atraso.

Após o escrutínio de domingo, diversos observadores nacionais e internacionais denunciaram fraudes maciças em Anjouan, alguns até pediram a anulação pura e simples do escrutínio.

-0- PANA MH/SSB/IBA/CJB/DD 28Dez2010