Agência Panafricana de Notícias

Prisioneiros sudaneses de Guantánamo regressam ao país

Cartum, Sudão (PANA) - Dois Sudaneses detidos na célebre prisão americana de Guantanamo há quase 15 anos foram soltos e estão atualmente em Cartum, capital sudanesa, soube esta quinta-feira a PANA.

Mohamed Nor Osman e Ibrahim Osman Ibrahim chegaram quinta-feira de madrugada ao aeroporto de Cartum a bordo de um avião militar americano, depois de 15 anos passados na prisão americana de Guantánamo por terrorismo e conspiração com a rede Al Qaida, anunciou quinta-feira a rádio oficial Radio Omdurman, citando o diretor do departamento consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Abdul Aziz Hassan Salih.

Segundo Hassan Salih, os últimos prisioneiros sudaneses a sair de Guantánamo foram libertos depois de contactos intensos entre o chefe da diplomacia sudanesa, Ali Karti, e o seu homólogo americano, John Kerry.

Kerry prometeu em outubro passado que Osman e Ibrahim seriam libertos antes do fim do ano.

Além disso, a Agência Oficial de Notícias Sudanesa, SUNA, cita os dois ex-reclusos que exprimem "a sua alegria de reencontrar-se com a sua pátria", agradecendo ao Governo e ao povo do Sudão pelos esforços que fizeram para obter a sua libertação.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/IBA/MAR/IZ 19dec2013