Agência Panafricana de Notícias

Príncipe jordaniano candidata-se à presidência da FIFA

Nairobi, Quénia (PANA) - O príncipe jordaniano, Ali Bin Al Hussein, vai disputar a presidência da Federação Internacional de Futebol (FIFA) com o titular desta pasta, Sepp Blatter, durante eleições previstas para maio próximo, segundo várias fontes desportivas.

Blatter, de 78 anos de idade, busca um quinto mandato consecutivo depois de ter sido eleito pela primeira vez, em 1998, presidente da FIFA.

"Candidato-me à presidência da FIFA porque acredito que é tempo desviar a atenção da controvérsia administrativa e para um regresso ao desporto", declarou o príncipe Ali num comunicado.

"Não é uma decisão fácil. Ela foi tomada depois dum exame minucioso e de numerosas discussões com colegas respeitados da FIFA nos últimos meses", acrescentou.

O atual presidente da FIFA, o Alemão Sepp Blatter, beneficia do apoio da maioria dos presidentes das federações do futebol africano devido ao seu apoio ao desenvolvimento do desporto em África.

O príncipe Ali, de 39 anos de idade, é o terceiro filho do defunto rei Hussein da Jordânia, da rainha Alia, terceira esposa deste último.

Foi eleito vice-presidente da FIFA, representando a Ásia. em 2011. É igualmente presidente da Federação de Futebol da Jordânia e presidente-fundador da Federação de Futebol da Ásia Ocidental.

O príncipe Ali desempenhou um papel chave na promoção do desporto das mulheres, na proteção da posição da Jordânia enquanto anfitriã do Mundial feminino dos Sub-17 a decorrer no próximo ano.

Fez igualmente campanha com êxito para levantar a interdição sobre as jogadoras muçulmanas portadoras lenços de cabeça durante a competição.

O príncipe Ali juntou-se ao Francês Jérôme Champagn para anunciar a sua intenção de se opor a Blatter em maio deste ano.

-0- PANA DJ/VAO/MTA/TBM/SOC/MAR/DD 07jan2014