Agência Panafricana de Notícias

Principal sindicato da Nigéria insta Governo a retirar Exército de instalações elétricas

Lagos, Nigéria (PANA) – A Confederação dos Trabalhadores da Nigéria (NLC) exortou o Governo Federal a retirar soldados posicionados a nível das instalações elétricas do país, soube-se de fonte oficial no local.

O presidente da NLC, Abdulwaheed Omar, afirmou que o desdobramento do Exército poderá ter um efeito negativo sobre nas negociações em curso entre o Governo e os trabalhadores da eletricidade relativamente à privatização de alguns aspetos do transporte e da produção energética.

O Governo indicou que o Exército foi desdobrado para proteger as instalações contra qualquer ataque pelo grupo islamita Boko Haram, mas os trabalhadores acreditam numa manobra de intimidação. de acordo com a fonte.

Já , alguns empregados da empresa nacional de eletricidade, Power Holding Company of Nigeria (PHCN) , lançaram uma greve para protestar contra este desdobramento.

«Exortamos o Governo Federal a fazer com que estes soldados sejam retirados a fim de facilitar uma transição suave e negociações sem confrontos que culminem num resultado benéfico para todos os Nigerianos”, declarou o responsável da NLC quinta-feira durante um fórum organizado em Illorin, no Estado de Kwara.

«Talvez o Governo Federal não diga toda a verdade. Não é apenas a PHCN que deve ser protegida dos ataques da seita Boko Haram. Existem tantas outras zonas. Achamos que o Governo tem intenções secretas », acrescentou.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/IBA/DD 18nov2011