Túnis, Tunísia (PANA) - O encerramento do principal posto fronteiriço entre a Tunísia e a Líbia mantém-se nos dois sentidos, desde quarta-feira última à noite, o que limita a circulação de pessoas ao regresso dos cidadãos de cada país aos seus respectivos países, soube a PANA de fonte segura em Túnis.
A decisão parece dever-se a um comunicado de imprensa divulgado quarta-feira última pelo ministério líbio do Interior do Governo de Entendimento Nacional no qual este ultimo expressa a decisão de encerrar a passagem.
Assim sendo, as autoridades de segurança líbias bloquearam a circulação de pessoas, impedindo os Líbios de saírem da Líbia e Tunisinos de entrarem no país.
Apesar dos rumores sobre as razões desta decisão, vários Líbios queixaram-se de longos tempos de espera até 24 horas para cumprirem com as formalidades do lado tunisino.
Dezenas de caminhões e veículos tunisinos permaneceram bloqueados na manhã de quinta-feira última, perto da passagem da fronteira, enquanto o número de cidadãos líbios desejosos de ir à Tunísia está a aumentar.
Esta passagem tem sido constantemente sujeita, desde os acontecimentos de 2011 (primavera árabe), nos dois países, por razões e motivações diferentes de cada vez, colocando viajantes em dificuldades.
-0- PANA YY/IN/TBM/DIM/DD 24out2019