Principal partido da oposição rejeita resultados de eleições no Gana
Accra, Gana (PANA) - O Congresso Nacional Democrático (NDC, principal partido da oposição no Gana) declarou não aceitar os resultados das eleições gerais anunciados pela Comissão Eleitoral (EC, sigla em inglês), e que dão a vitória ao Presidente cessante, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo.
Haruna Iddrisu, chefe da minoria no Parlamento, declarou que o NDC tem "provas pesadas" que demonstram que o candidato do seu partido, John Dramani Mahama, venceu o escrutínio.
"Enquanto partido, procedemos a largas consultas e a uma análise pormenorizada dos resultados das eleições, tais como anunciados pelo presidente da EC, Jean Mensa", prosseguiu.
Chegamos a uma única conclusão de que se trata de eleições parciais, desacreditadas e, consequentemente, rejeitamos inequivocamente os resultados das presidenciais”, disse.
A presidente da EC anunciou a vitória de Nana Akufo-Addo do NPP nas presidenciais, para um segundo mandato de quatro anos, devendo, por isso, ser empossado a 7 de janeiro de 2021.
Os resultados recolhidos pela EC mostram que o vencedor obteve seis milhões 730 mil 413 votos (51,59 porcento) no termo do escrutínio de segunda-feira última.
O candidato derrotado, o ex-presidente Mahama, grangeou seis milhões 214 mil 889 sufrágios (47,36 porcento).
Na corrida estavam 12 candidatos.
Joy News, orgão mediático independente, citou Iddrisu com tendo declarado que o NDC acredita que existem tentativas de roubo da sua vitória nas eleições presidenciais e parlamentares.
Afirmou que Mahama enviou uma petição à EC, antes do anúncio dos resultados, na qual exprimiu as suas preocupações relativas à contagem dos votos.
"Esta petição foi examinada com desprezo, o que nós jachamos inaceitável. Nós queremos também significar com isto que nós oporemos violentamente às manobras manifestas para nos privar da nossa maioria parlamentar”, prosseguiu.
De acordo com Iddrisu, o partido está a tomar "decisões importantes” para contestar os resultados parlamentares.
"Esta noite, a democracia do Gana sofreu um ataque severo, e deve ser salva com urgência”, alertou.
A seu ver, se nada for feito, estes ataques vão piorar e aumentar nas próximas eleições, "o que manchará o nosso balanço enquanto nação realmente democrática.”
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/DD 10dez2020