Agência Panafricana de Notícias

Principal missão da ONU é servir o povo e apoiar Angola, diz sua coordenadora local

Luanda, Angola (PANA) - A principal missão das Nações Unidas em Angola é servir o povo angolano e apoiar o país a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, sem deixar ninguém para trás, reiterou segunda-feira , em Luanda, a coordenadora Residente da ONU, Zahira Virani.

A responsável do Sistema das Nações Unidas em Angola fez estas declarações ao Jornal de Angola, no âmbito do 79.º aniversário da fundação da organização, a assinalar-se esta terça-feira.

Destacou o compromisso com a concretização dos projetos assumidos com o Governo angolano, realçando o lançamento, no decurso de 2024, do Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (UNSDCF) 2024-2028, assinado com o Ministério da Economia e Planeamento.

“É um documento estratégico e orientador, alinhado às prioridades do Governo de Angola, no Plano de Desenvolvimento Nacional (2023-2027), e à estratégia de longo prazo Angola 2050, moldado em torno de compromissos internacionais, como a Agenda 2030 e a Agenda 2063 da União Africana”, esclareceu.

Sublinhou que o mesmo é o resultado de um processo participativo, inclusivo e alargado entre as Nações Unidas, o Governo de Angola, parceiros de desenvolvimento, a sociedade civil, a academia e o setor privado.

Zahira Virani referiu igualmente que, no centro da aspiração do novo documento, visando os próximos anos, “está uma Angola capacitada, pacífica, democrática e resiliente”, onde todas as pessoas participam e beneficiam de forma equitativa da transformação socioeconómica sustentável e inclusiva do país.

O foco das Nações Unidas em Angola, lembrou Zahira Virani, são as “pessoas, a paz, prosperidade e o planeta”, tendo considerado fundamentais as parcerias e “o facilitador estratégico” para se alcançar o que se propõe. 

“O Sistema das Nações Unidas trabalha como uma equipa a fim de desenvolver a melhor estratégia de resposta às necessidades e planos nacionais”, enfatizou, acrescentando que, embora cada agência tenha programas e projetos próprios, relacionados com os respetivos mandatos, a Equipa das Nações Unidas tem como objetivo assegurar que os programas desenvolvam esforços mútuos e ofereçam assistência coordenada e eficiente ao país.

-0- PANA JA/DD 5nov2024