Agência Panafricana de Notícias

Principal central sindical observa greve no Mali

Bamako, Mali (PANA) – A União Nacional dos Trabalhadores do Mali (UNTM), principal central sindical do país, anunciou a manutenção da sua greve de 48 horas, a partir desta quinta-feira, depois da rutura das negociações entre o Governo e a central sindical sob a supervisão duma comissão de conciliação criada pelo ministro do Trabalho, Função Pública e Relações com Instituições, soube a PANA de fonte oficial.

As duas partes não alcançaram um acordo depois de cinco dias de negociações para evitar a paralisação.

O pré-aviso de greve de 31 de julho último depositado no gabinete do Governo continha 17 reivindicações relativas ao aumento salarial, a redução do imposto sobre os rendimentos, ao aumento do abono de família e a baixa das tarifas de água e de eletricidade, entre outras.

O secretário-geral adjunto da UNTM, Maouloud Ben Kattra, explicou, a manutenção da greve pelo facto de que as reivindicações financeiras do sindicato não foram tomadas em conta nos pontos de acordo entre as duas partes.

O ministro do Trabalho, Função Pública e Relações com Instituições, Bocar Moussa Diarra, afirmou, por seu turno, que houve acordo entre as duas partes sobre 12 das 17 reivindicações.

Para os cinco pontos restantes, revela o ministro, o Governo fez propostas das quais três foram rejeitadas pela central sindical, designadamente, o aumento do salário mínimo em cerca de dez porcento, o aumento do abono de família em benefício dos trabalhadores convencionais de cerca de dez porcento e uma proposta de estudo do sistema fiscal para uma redução do imposto sobre os rendimentos.

-0- PANA GT/IS/MAR/IZ 21ago2014