Agência Panafricana de Notícias

Principal central da Nigéria volta a funcionar

Lagos, Nigéria (PANA) - A central térmica de Egbin, a principal central elétrica da Nigéria, paralisada desde a última semana devido a uma avaria, está novamente operacional, permitindo deste modo restabelecer o abastecimento da rede de mil 80 megawatts.

"Todas as nossas unidades estão de volta à rede. Esperamos beneficiar dum abastecimento de eletricidade mais estável durante as festas de Natal", disse esta segunda-feira Mike Uzoigwe, o diretor-geral da central sita perto de Lagos, a capital económica do país.

"A central começou a funcionar novamente por volta das cinco horas de manhã de domingo último e todas as suas cinco unidades funcionam atualmente em pleno regime", precisou.

Ele disse que apenas cinco das dez unidades instaladas da central, de uma capacidade total de mil 320 MW, funcionavam durante a sua cessação.

A produção média de eletricidade anual da Nigéria é de cerca três mil 400 MW, muito aquém dos 10 mil MW necessários para assegurar um abastecimento contínuo deste país de 150 milhões de habitantes.

A maioria dos lares e empresas da Nigéria utilizam geradores para produzir a sua própria eletricidade, indica-se.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/IBA/CJB/DD 19dez2011