Agência Panafricana de Notícias

Primeiros peregrinos líbios partem para Mecca na Arábia Saudita

Tripoli- Líbia (PANA) -- Os primeiros 250 peregrinos líbios deixaram domingo o aeroporto de Maatigua, a leste da capital líbia, Tripoli, com destino à Mecca, lugar santo do Islão na Arábia Saudita, anunciou o gabinete de informação do serviço local de peregrinação.
As partidas dos peregrinos para os lugares santos vai fazer-se a partir dos aeroportos de Tripoli, de Benghazi e de Sehba, num voo diário, durante os primeiros dois dias, antes de passar a dois voos por dia assegurados pela companhia Libyan Airlines, precisou a fonte.
A fonte indicou igualmente que todas as disposições foram tomadas para permitir aos cerca de sete mil peregrinos efectuar a sua peregrinação sem sobressaltos, e que 11 comissões especializadas foram formadas para supervisionar e enquadrar os peregrinos e prestar-lhes a assistância e facilidades necessárias.
No total, 12 edifícios dotados de gabinetes médicos geridos por equipas médicas líbias foram reservados aos peregrinos líbios indicou a mesma fonte que precisou que todas as disposições foram tomadas para proteger e imunizar os peregrinos contra a gripe suína e sensibilizá-los a esta pandemia.
A peregrinação, o quinto pilar do Islão, tem lugar cerca de 40 dias depois do Ramadão (mês de jejum dos muçulmanos) pelo menos uma vez na sua vida se o crente, homem ou mulher, tiver os meios para tal.