Túnis Tunísia (PANA) - A companha líbia de transporte aéreo efetuou o seu primeiro voo, nesta segunda-feira, do Aeroporto Internacional de Maatig, em Trípoli, para o de Túnis Cartago, depois duma interrupção de vários meses devido ao novo coronavírus (covid-19), constatou a PANA na capital tunisina.
A companhia líbia do transporte aéreo programou três voos semanais, indica uma fonte nem informada, em Túnis.
O Ministério dos Transportes tunisino afirmou, sexta-feira passada, a decisão de retomar os voos aéreos entre os dois países, a partir de 15 de novembro corrente.
Por outro lado, o ministro dos Transportes da Tunísia, Maaz Chakchouk, anunciou sábado que o primeiro voo da companhia aérea tunisina, TunisAir, vai ocorrer a 20 de novembro, marcando a retomada do transporte de passageiros entre os dois países, pela primeira vez desde 2013.
Chakchouk acrescentou, num comunicado à imprensa, que a TunisAir programou dois voos diários para os aeroportos de Trípoli e Benghazi.
A Tunísia fechou as suas fronteiras terrestres, marítimas e aéreas, a 17 de março passado, no quadro das medidas preventivas contra a propagação do coronavírus, antes de decidir a retomada parcial dos voos aéreos 27 de junho último.
-0- PANA YY/IN/TBM/MAR/IZ 16nov2020