Agência Panafricana de Notícias

Primeiro salão sobre indústria de defesa francesa decorre no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – O primeiro salão sobre a indústria de defesa francesa realiza-se desde terça-feira em Brazzaville, no Congo, com vista a modernizar a força pública congolesa, pondo ao dispor dos responsáveis congoleses todas as tecnologias de ponta relativas a este setor, constatou esta quarta-feira a PANA no local.

No total, 15 indústrias francesas vão expor os seus materiais no Palácio dos Congressos da capital congolesa, das quais a Acmat, construtora de veículos todo-o-terreno; a Eurocopter, primeira fabricante de helicóptero civil no mundo; a Aerazur, conceptora e fabricante de materiais de segurança e salvamento para a aeronáutica; a MBDA e a Panhard.

Segundo o ministro congolês da Justiça e Direitos Humanos, Aimé Emmanuel Yoka, a República do Congo precisa de instrumentos industriais inovadores, eficazes e suficientemente dissuasivos para organizar a defesa da sua segurança coletiva, e contribuir para a restauração da paz no exterior do seu território.

« O controlo do espaço, tanto continental como marítimo, constitui um elemento crucial e determinante de todas as políticas de defesa. O nosso país vira-se hoje para França para que, através da sua engenharia militar, particularmente em termos de equipamento, o Governo congolês organize, estruture e equipe de forma considerável as suas forças de defesa e segurança”, indicou Yoka.

Para o embaixador de França no Congo, Jean François Valette, a República do Congo demonstrou a sua vontade de se envolver nas operações de manutenção da paz, nomeadamente na sua dimensão militar e logística e na segurança regional, por exemplo, na República Centro-Africana (RCA).

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 12out2011