Agência Panafricana de Notícias

Primeiro partido no poder disputa eleições na Gâmbia

Banjul, Gâmbia (PANA) – O primeiro partido no poder na Gâmbia, o Partido Progressista do Povo (PPP), anunciou que participará em todos os escrutínios a serem organizados no país.

« O PPP participará nas próximas eleições presidenciais em 2016 », declarou quarta-feira à PANA o seu líder, Omar Jallow.

O PPP, sob a liderança de Dawda Jawara, esteve no poder na Gâmbia desde a independência do país, em 1965, até 1994, quando foi destituido pelo regime do atual Presidente, Yahya Jammeh.

« Estamos prontos. Apresentaremos candidatos em todas as eleições - eleições presidenciais, parlamentares e locais”, precisou.

Jallow lembrou que o seu partido boicotou os antecedentes escrutínios, mas considera que o facto de boicotar uma eleição « reforça o candidato cessante ».

Ele garantiu que o seu partido está pronto para desafiar a Aliança Patriótica para a Reorientação e Construção (APRC, no poder) para pôr termo ao seu regime nas eleições presidenciais.

« Contudo pedimos a todos para se juntar a esta cruzada. Apelo a todos os jovens a obter cartões eleitorais porque cabe vocês decidir quem vos governará”, disse Jallow.

Segundo ele, os eleitores devem votar contra o APRC no poder para ver emergir » uma Gâmbia melhor ».

« Estamos prontos para instalar seções em todo o país, já que estamos em contacto com a população local », indicou. “Encorajamos todo o mundo, aqui ou no estrangeiro, a apoiar-nos nesta cruzada”.

Contudo, ele afirmou que o PPP está igualmente interessado pela formação duma frente política unida para pressionar o regime cessante ».

-0- PANA MSS/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 09março2016