Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro zimbabueano adverte de insurreição popular no Zimbabue

Harare, Zimbabwe (PANA) – O primeiro-ministro do Zimbabue, Morgan Tsvangirai, advertiu dea uma insurreição similar às da Tunísia e do Egipto no país contra o Presidente Robert Mugabe no poder há 30 anos e que não revela nenhum sinal de querer ceder o seu posto.

Tsvangirai afirmou que os Zimbabueanos estão tão profundamente frustrados face à falta da democracia e de respeito pelos direitos humanos no país que poderão explodir a qualquer momento.

I"Do meu ponto de vista, quando as pessoas gozam dos seus direitos e começam a exigir mais, não há nada de mal nisto, incluindo no Zimbabue. É toda razão da nossa luta nestes últimos dez anos", disse o primeiro-ministro do Zimbabue.

"A população não suporta que os presidentes cessantes deixem o poder para os seus filhos, para as dinastias, por assim dizer", acrescentou.

Os partidários do Presidente Mugabe respondem que a revolta na África do Norte provém do fato de os Governos nestes países terem cedido às exigências do Ocidente em detrimento das aspirações dos seus povos.

-0- PANA RS/SEG/NFB/AAS/IBA/CJB/DD 31jan2011