Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro volta a ser personalidade política do ano em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, voltou a ser considerado a personalidade política do ano e o político “em que os cabo-verdianos mais confiam”, segundo a sondagem anual da empresa de estudo de opinião Afrosondagem.

A sondagem para atribuição do "Selo Morabeza", que reconhece as instituições, personalidades e empresas de confiança das cabo-verdianas e dos cabo-verdianos, atribuiu esta classificação, pela terceira vez consecutiva, ao atual chefe do Governo que está no poder desde 2001.

José Maria Neves, 52 anos, líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), obteve, em fevereiro de 2011, o terceiro mandato para governar o arquipélago, um facto inédito até agora no país.

O primeiro-ministro considera que o facto de continuar a merecer a confiança daqueles que o elegeram, apesar do desgaste que a estadia prolongada no poder provoca, constitui um prémio importante e “incentivo e encorajamento importante” para que ele continue "a trabalhar afincadamente para o bem comum e a melhoria da qualidade de vida dos cabo-verdianos".

“É isto que vou continuar a fazer, trabalhar de sol a sol para conseguir estes objetivos”, prometeu.

Para obter os resultados do estudo, a Afrosondagem inquiriu mais de 1500 pessoas nos principais centros do arquipélago, nomeadamente nas ilhas do Fogo, Santiago, São Vicente e Sal.

Entre as entidades e empresas distinguidas este ano figura a Tecnicil Indústria que arrecadou com a Águas Trindade, os prémios na categoria Águas de Mesa e marcas em geral.

De destacar ainda os quatro prémios arrecadados pela Rádio Televisão Cabo-verdiana nas seguintes categorias: Rádi (RCV); Televisão, apresentador (Éder Xavier), jornalista (Rosana Almeida).


0 – PANA – CS – 20 dez 2012