Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro tunisino realça gravidade de ataque terrorista em Túnis

Túnis, Tunísia (PANA) – O primeiro-ministro tunisino, Habi Essid, sublinhou a gravidade do ataque terrorista cobarde em Túnis tendo em conta o alvo visado que simboliza a soberania e a a sua cronometragem e as zonas onde foi perpetrado.

Essid, que presidia a uma reunião da célula de crise na sequência do ataque perpetrado contra um autocarro da guarda presidencial que fez 13 mortos e 20 feridos, afirmou que o país faz uma guerra feroz contra o terrorismo e que este tipo de guerra tem as suas exigências que necessitam dum trabalho contínuo para erradicar este flagelo nas suas raízes.

Ele insistiu na necessidade da aplicação rigorosa da lei para proteger vidas e bens e para fazer face a todos quantos tentam minar os esforços das forças militares e de segurança neste sentido.

A célula tomou uma série de medidas, incluindo a aplicação rigorosa do Estado de emergência e do recolher obrigatório, o reforço da presença das forças de segurança nas zonas sensíveis, o aumento das campanhas de controlo a níveis dos pontos de entrada e de saída das cidades.

A estrutura decidiu também a aplicação da lei sobre a luta contra o terrorismo e o branqueamento de capitais relativamente a todos quantos fazem a apologia do terrorismo de forma direta ou indireta.

A célula apelou a todas as componentes da sociedade e à imprensa para terem consciência da gravidade da situação e das ameaças reais existentes.

A seu ver, a situação necessita duma mobilização geral e duma conjugação dos meios e das energias para permitir ao Exército e às forças de segurança cumprirem as suas missões da melhor forma e garantindo a segurança da nação e dos cidadãos.

-0- PANA AD/IN/BEH/FK/DD 25nov2015