Túnis, Tunísia (PANA) - O primeiro-ministro tunisino, Elyes Fakhfakh, apresentou quarta-feira o seu pedido de demissão ao Presidente tunisino, Kais Saeid, numa reunião no Palácio de Cartago na presença do líder do Parlamento tunisino, Rached Ghannouchi, e do secretário-geral da União Geral do Trabalho Tunisino (UGTT), Noureddine Taboubi.
De acordo com fontes mediáticas, o Presidente Saeid pediu ao primeiro-ministro que se demitisse "para que ele possa tomar a iniciativa".
Os 105 deputados do movimento Ennahdha do Presidente Ghannouchi, do partido Qalb Tounés e da coligação Karama, bem como alguns parlamentares independentes propuseram uma moção de censura destinada a retirar a sua confiança ao primeiro-ministro.
O movimento Ennahdha, que faz parte da coligação governamental, decidiu quarta-feira retirar a sua confiança ao primeiro-ministro, na sequência de acusações de conflito de interesses contra ele, afirmando que consultaria outros partidos políticos para encontrar um substituto.
A retirada da confiança ao primeiro ministro exige que Ennahdha e os seus aliados obtenham uma maioria absoluta de 109 deputados dos 217 que formam o Parlamento.
-0- PANA YY/IN/TBM/DIM/IZ 16julho2020